quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

SERMÃO: VIVENDO NA DEPENDÊNCIA DE DEUS


INTRODUÇÃO: Toda a palavra de Deus fala sobre como devemos fazer para vivermos na dependência total a Deus, pois Deus é um Deus de relacionamentos. É um Deus pessoal. Toda a
Bíblia, de Gênesis a Apocalipse nos ensina como viver na total dependência de Deus. Esse assunto não se esgota nesse sermão, pois ele envolve muitas atitudes. Envolve comportamentos. É falar de vida com Deus; intimidade com Deus; é falar de santificação; de uma vida de oração; é falar de estudo e prática da Palavra de Deus. Nesse sermão quero mostra especificamente 03 (três) passos que nós devemos dar a cada dia para vivermos na total dependência de Deus.

1)PRIMEIRO PASSO: RECONHECER O SENHORIO DE DEUS SOBRE A SUA VIDA
Salmo 23.1 = O Senhor é meu pastor; nada me faltará.
-O salmista declara nesse salmo sua total dependência de Deus.
-Essa declaração é a base de tudo na nossa vida cristã.
-Se Deus é o seu pastor então você é a ovelha - relação de dependência.
-Se Deus é o seu Senhor então você é o servo - relação de dependência.
-Reconhecer o senhorio de Deus sobre a sua vida é uma decisão pessoal.
-Deus supri todas as suas necessidades.

2)SEGUNDO PASSO: É PRECISO TER FÉ
Hebreus 11.8 = Pela FÉ, Abraão, sendo chamado, OBEDECEU, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber onde ia.
-Abraão creu e isso lhe foi imputado para justiça. e por que ele creu?
-Foi Deus quem disse. Ele ouviu a palavra do Senhor.
-Sem fé é impossível agradar a Deus.
-Abraão confiou na promessa que Deus lhe fez e isso é viver na dependência de Deus.

3)TERCEIRO PASSO: É PRECISO SER OBEDIENTE.
-Abraão obedeceu.
-Se você diz que crer em Deus e nessa Palavra então você precisa obedecer.
-É melhor obedecer do que sacrificar.
-Tem pessoas querendo mostrar para Deus para onde desejam ir. João 3.8
-Não creio numa obediência a pai, mãe, marido, patrão, pastor, etc. que incorra em desobediência a Deus.
-Viver na dependência de Deus é igual a sujeitar-se a vontade de Deus.

APLICAÇÃO: O maior exemplo da Bíblia de alguém que viveu em total dependência de Deus está na pessoa de Jesus (Hebreus 5.7). Enquanto esteve aqui na terra Jesus dava sempre visibilidade a Deus. Jesus pregava o reino de Deus. Ele declarava (João 4.34): a minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou. Jesus declarava a unidade que havia entre ele e Deus (João 10.30) Eu e o Pai somos um. Pai e Filho se relacionavam em perfeita unidade. Jesus se retirava para fazer constantes orações. Jesus dava graças a Deus na realização dos milagres. Ele foi obediente até a morte e morte de cruz. Dessa forma, Jesus exaltava a Deus e demonstrava a harmonia que havia nesse relacionamento.Aos seus discípulos Jesus declarou: (João 15.5): Sem mim nada podeis fazer.O homem é incapaz de cuidar de sua própria vida. Ainda que ele tenha dificuldades para reconhecer isso devido a diversos fatores, é notório que tudo vem de Deus. Coisas imprescindíveis a nossa vida como por exemplo a respiração e as batidas do nosso coração são controladas por Deus. Um trecho da oração de Spurgeon (pastor e pregador inglês chamado de o príncipe dos pregadores) revela exatamente o que Jesus quis dizer com: sem mim nada podeis fazer:
Ó Senhor Jesus, nos curvaremos aos teus pés, conscientes da nossa total incapacidade para fazer qualquer coisa sem ti, e, em cada favor que tivermos o privilégio de receber, adoraremos o teu bendito nome e reconheceremos teu inextinguível amor.
Acredito que desde a criação Deus quis ensinar isso ao homem. Quando Deus, com mãos poderosas, resgatou o seu povo do Egito, levou-o para o deserto. No deserto não há nada. O povo dependia de Deus para comer, beber, vestir, calçar, etc. Os israelitas dependiam totalmente de Deus. Todavia, eles se rebelavam costumeiramente e murmuravam contra Deus. todos os dias Deus mandava o Maná com a recomendação de que eles pegassem apenas o necessário para aquele dia. Obstinados de coração, o povo desobedecia. A coluna de fogo estava durante a noite e a nuvem os acompanhava durante o dia. Ainda assim, o povo tinha dificuldades para entender o amor de Deus e se render às suas ordenanças.Hoje não é diferente. Viver na total dependência de Deus requer reconhecimento de Deus como Senhor de sua vida; requer atitude de fé e atitude de obediência.
Um abraço de sua amiga Célia Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário