terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

SERMÃO: A AUTORIDADE DE JESUS - Mateus 5.2


INTRODUÇÃO: Todo o Sermão do Monte revela a capacidade extraordinária de jesus ao falar fosse para uma pessoa ou para uma multidão. Quando jesus falava deixava todo o povo admirado da sua doutrina. O Evangelho de Mateus é enfático ao declarar: "Porquanto os ensinava com autoridade e não como os escribas. Mateus 7.29. A autoridade com que Jesus falava e atuava nos leva a seguinte reflexão:

1) Por que a mensagem de Jesus era tão diferente das demais?
- Jesus tinha prazer em ensinar. Mt. 5.2.
- A mensagem de Jesus era coerente com suas ações. Mt. 7.29 e Mt. 8.3.
- Jesus tem as palavras de vida eterna. Jo. 6.68.
- As palavras de Jesus são espírito e vida. Jo. 6.63.

2) Por que a mensagem de Jesus era tão impregnada de autoridade?
- O Espírito do Senhor estava sobre Ele. Isaías 61.1.
- Deus o ungiu com poder. Atos 10.38.
- Jesus é a luz do mundo. Jo 8.12.

3) Por que a mensagem de Jesus era tão impregnada de compaixão, de respeito, de amor??
- Porque Deus amor o mundo de tal maneira. Jo. 3.16.
- Porque Deus nos tem abençoado. Efésios 1.3.
- Porque Jesus realizava a vontade de Deus. Jo.4.34.
- Porque o que vem a Jesus de maneira nenhuma lançará fora. Jo 6.37.

APLICAÇÃO:Lucas 4.22 declara que "Todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que lhe saíam dos lábios, e perguntavam: não é este o filho de José? Sabemos que a autoridade absoluta só pertence a Deus. E Jesus, o Filho de Deus, o próprio Deus estava no meio de nós com graça e poder realizando os propósitos divinos. A autoridade com que Jesus falava era tão tremenda que as pessoas, grandes e pequenas, ficavam maravilhadas, pois estavam acostumadas com líderes religiosos que conheciam a palavra escrita, mas não vivam essa mesma palavra. Líderes que exigiam o cumprimento da Lei, porém transgrediam a vontade de Deus. Isso nos leva a crer que quando líderes não exercem a autoridade genuína vinda direto da fonte de Deus, o povo é que padece e sofre as maiores consequências. Jesus não fazia "esforço" para demonstrar autoridade. Isso era visível e notório. Jesus é o caminho. Jesus é a verdade. Jesus é a vida. Nós não somos o caminho, mas com poder e graça concedidos por Deus podemos conduzir pessoas até Cristo. Nós não somos a verdade, entretanto, João 17.17, declara que Jesus orou ao Pai pedindo que Ele nos santificasse na verdade. A Palavra de Deus é a verdade. Nós não somos a vida, contudo, João 7,38 diz que se crermos em Jesus como diz as Escrituras, rios de águas vivas fluirão do nosso interior. Em outras palavras isso quer dizer que quem tem vida em Cristo é capaz de produzir vidas. Temos autoridade concedida por Deus. O que nos falta é ousadia para exercê-la conforme a vontade de Deus. Por isso, Jesus era admirado, pois a sua autoridade estava fundamentada em Deus. A Bíblia nos mostra algumas ocasiões que àqueles que o contestavam tinham que se render diante de tamanha sabedoria. Que nós possamos dia a dia nos alimentar dessa fonte inesgotável de amor, poder, autoridade, sabedoria, etc. Que a autoridade de Jesus seja uma inspiração para nós pregarmos o Evangelho a toda criatura, ainda que não seja preciso falar nenhuma palavra. Um abraço de sua amiga Célia Silva.

Um comentário:

  1. A autoridade é uma característica que o cristão não pode aceitar perder ou não ter. Perder a autoridade se configura como uma perda inaceitável. Que possamos aprender com Jesus, que falava como quem tinha autoridade.

    ResponderExcluir