quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

SERMÃO - QUANDO A INSTITUIÇÃO NÃO EXERCE A VISÃO MISSIONÁRIA - Lucas 10. 25-37

INTRODUÇÃO: Antes de Jesus falar dessa parábola o contexto deste capítulo mostra Jesus enviando os 72 discípulos para anunciar o Reino de Deus e para curar os doentes. Os discípulos retornam passando o relatório positivo daquela viagem missionária. Jesus exultando no Espírito se alegra pelo fato de Deus ter ocultado estas coisas dos sábios e cultos e as revelado aos pequeninos. E isso foi do agrado do Pai. (lucas 10.22). Depois destas coisas, em certa ocasião Jesus é questionado pelo doutor da Lei sobre o que fazer para herdar a vida eterna. Jesus imediatamente começa a contar a Parábola do Bom Samaritano para responder ao Perito da Lei. Isso nos leva a entender que existe uma crença ritualística que é exercido por muitos que confessam servir a Deus.Conhecer a Lei ou toda a Palavra de Deus não faz de um Levita ou Sacerdote um legítimo Filho de Deus.Esse texto nos chama a atenção para o amor não apenas em espírito, mas em verdade.
1) SEMPRE HAVERÁ ALGUÉM NECESSITADO PELO CAMINHO
- Alguém que cai nas mãos de assaltantes
- Alguém que tem suas roupas tiradas
- Alguém que é espancado até a morte
2) SACERDOTES E LEVITAS REPRESENTAM A OMISSÃO DA INSTITUIÇÃO
- Sacerdote viu o homem e passou pelo outro lado
- Levita viu o homem e passou pelo outro lado
- Quando a instituição é apenas corporativista.
3) O SAMARITANO REALIZOU A OBRA MISSIONÁRIA
- Viu o homem
- Teve piedade
- Cuidou da cura completa.
APLICAÇÃO:

O samaritano é que realizou o serviço. Isso era duro para o doutor da Lei ouvir e admitir. De onde está saindo as ações nesse texto? A instituição está perdendo a visão missionária. Fazer missão é entender que o próximo precisa da minha vida. Se a instituição não sabe viabilizar atitudes de misericórdia, então, não existe razão de ser. Segundo Bosch (2002) a igreja é ek-klesia "chamada para fora". Missão é a igreja enviada ao mundo para amar, servir, pregar, ensinar, curar, libertar.
Um abraço de sua amiga Célia Silva.

Um comentário:

  1. Deus não precisa de nós e de nosso trabalho. Mas nós precisamos de Deus e temos o privilégio de ser chamado para servir. A missão da Igreja é servir ao mundo! PARABÉNS PELO ARTIGO.
    Pr. Marcelo

    ResponderExcluir