quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

SERMÃO: ONDE ESTAVA ADÃO NO MOMENTO DA TENTAÇÃO DE EVA (Gn. 3.6)


INTRODUÇÃO: Toda a Palavra de Deus é proveitosa para o ensino, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra (2 Tm. 3.16). Sendo assim, o que realmente podemos aprender com esse fato (a queda do homem) que mudou toda a história da humanidade. O homem vivia em perfeita comunhão com Deus. Ele vivia no paraíso. Ele foi criado e Deus insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente (Gn. 2.7 - Bíblia de Jerusalém). Após a criação, Deus deu ordens ao homem. A responsabilidade da queda seria de adão? E eva, por que foi tentada? Qual a responsabilidade de cada um? Seria a mulher mais vulnerável? Vejamos o que diz a Bíblia:
AS ORDENS QUE DEUS DEU AO HOMEM (ADÃO)

1)Gênesis 2.15 - Deus mandou o homem:
- cultivar o jardim;
- guardar o jardim.

2)Gênesis 1.26 - Deus ordenou ao homem dominar sobre:
- Os peixes do mar;
- as aves dos céus;
- O gado;
- Toda a terra;
- Todo RÉPTIL que se move.
3)Gênesis 2.16-17 - Deus ordenou ao homem:
- De toda árvore do jardim comerás livremente;
- Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela, não comereis.
APLICAÇÃO: Não sei onde Adão estava no momento em que a serpente tentou Eva com toda a sua astúcia. É importante, porém, meditar sobre as ordens que Deus deu a Adão. Depois que ambos comeram do fruto e tiveram os seus olhos abertos, Deus chamou a Adão e disse-lhe: Onde estás? (Gn. 3.9). O diálogo que se segue marcou a história do homem antes e depois da queda. As ordens de Deus a Adão foram claras e objetivas. Quando Deus nos ordena algo, temos que lutar para cumprir toda a Vontade de Deus. A negligência de Adão me leva a perguntar: O QUE LEVA UMA PESSOA A VER O OUTRO CAINDO NO ABISMO E NÃO FAZER NADA? Ainda mais quando essa pessoa é da nossa família. Depois que Deus criou a mulher Adão se alegrou e declarou: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada (Gn. 2.23). Essa mulher que veio acabar com a solidão do homem merecia mais carinho, zelo e atenção por parte do seu marido. Onde estava Adão que não viu a aproximação da astuta serpente? Sei que não é possível conjecturar, mas, espero sinceramente que possamos aprender algo de importante para nossa vida cristã com as atitudes desses personagens bíblicos. Hoje nós sabemos que devemos vigiar e orar a todo tempo (Mc 14.38); sabemos e conhecemos bem quem é o nosso adversário (1 Pe 5.8) que anda sempre ao nosso derredor querendo nos tragar. Não podemos subestimar os ardis de Satanás. O importante não é saber quem errou. Até porque a Bíblia diz em Romanos 3.23 que todos pecaram.Imputar culpa a outrem é fácil. Difícil é assumir nossas responsabilidades. Não sei onde Adão estava, mas sei onde devemos estar: Sujeitai-vos, pois a Deus (Tiago 4.7), resisti ao diabo e ele fugirá de vós (No centro da vontade de Deus. É lá que devemos estar).
Talvez, se Eva soubesse com quem estava falando não teria se entregado tão facilmente. Um abraço de sua amiga Célia Silva!!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

SERMÃO: NAS MÃOS DE DEUS - SALMO 23


INTRODUÇÃO: Esse salmo é um convite para quem realmente deseja caminhar com Deus. É uma declaração pessoal e individual de alguém que tem plena convicção do que representa viver sob o senhorio de Deus na sua vida.

1) O Senhor é o meu pastor
- Essa declaração é a base de tudo na minha vida cristã;
- Ela deve ser a base de sua vida;
- Quando Deus está no centro de minhas decisões, Ele não falta.

2) Andar com Deus é uma decisão sua
- Não apenas por aquilo que Deus me dá;
- Mesmo quando eu andar por situações adversas;
- Mesmo quando a resposta de Deus for não.

3) Deus nos conduz em vitória
- Prepara um banquete à vista dos seus inimigos;
- Ele te honra;
- Ele unge sua cabeça;
- Ele faz transbordar o seu cálice de bençãos.

APLICAÇÃO: O salmista sabia que podia contar com a ajuda/presença de Deus em todos os momentos da sua vida. E conosco não é diferente. A Bíblia diz no Salmo 34.7 (que o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra). No Salmo 37.5 está escrito: (entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará). Isso quer dizer que você pode confiar em Deus. Deus é fiel em cumprir o propósito dele na sua vida. E você? Tem sido fiel com Deus? Você realmente confia nele? Ele é realmente o seu pastor? Essas perguntas exigem uma resposta à altura, pois quando eu digo que o Senhor é o meu pastor eu também estou dizendo que quero ser direcionado por Ele (salmo 23.3: guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome). Quando eu digo que Deus é o meu pastor eu também estou afirmando que quero ser disciplinada por ele (salmo 23.4: ...a tua vara e o teu cajado me consolam). Essa declaração (o Senhor é o meu Pastor e nada me faltará)tem implicações profundas no seu relacionamento com Deus, porque ela define quem manda e quem obedece. Ela define quem é o Senhor e quem é o servo. Essa declaração define quem tem o poder, quem tem a unção e quem dá a vitória. Tudo vem de Deus. Ele edificou todas as coisas (Hebreus 3.4). Por isso, tudo o que eu sou e o que vier a ser entrego a ti Senhor. Um abraço de sua amiga Célia Silva!!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

SERMÃO: A VISÃO MISSIONÁRIA DE JESUS - JOÃO 5.1-18

INTRODUÇÃO: A MAIORIA DOS MILAGRES REALIZADOS POR JESUS ACONTECEU FORA DO TEMPLO. JESUS CURAVA NAS CASAS, À BEIRA DO CAMINHO, JESUS CUROU NAS RUAS, DESCENDO DA MONTANHA; REALIZOU MILAGRES EM MEIO À TEMPESTADE, ENTRANDO E SAINDO DAS CIDADES. JESUS ESTAVA SEMPRE ATUANTE DE FORMA QUE AS ESTRUTURAS FÍSICAS NÃO PODIAM CONTÊ-LO. ELE IA ONDE ESTAVA OS POBRES, OS MARGINALIZADOS. PORQUE IAHWEH ME UNGIU; ENVIOU-ME A ANUNCIAR A BOA NOVA AOS POBRES, A CURAR OS QUEBRANTADOS DE CORAÇÃO E PROCLAMAR A LIBERDADE AOS CATIVOS, A LIBERTAÇÃO AOS QUE ESTÃO PRESOS (ISAÍAS 60.1).
1)VISÃO MISSIONÁRIA DE JESUS
-Jesus tinha a opção de participar da festa;
-Ele vai para a fila do "SUS" (opção missionária);
-Ministério fora das paredes do templo.
2)MUDANÇA DE PARADIGMA
-Que queres que eu te faça?
-Jesus propõe um paradigma;
-O paralítico tinha outro paradigma.
3)ERA UM DIA DE SÁBADO
-Dia de inércia para o sistema religioso;
-O sábado era inferior a pessoa humana na perspectiva de Jesus;
-O Pai trabalha até agora e Jesus também trabalha.
APLICAÇÃO:
Apesar da resposta evasiva do homem ao ser questionado por Jesus, o paralítico foi abençoado com a cura. Jesus propôs ao homem um novo paradigma: Levanta-te, toma o teu leito e anda! Imediatamente o homem ficou curado. O milagre aconteceu diante da autoridade de Jesus. Levanta-te: sai dessa situação de mendicância. Talvez aquele homem tivesse acostumado a conseguir o seu sustento através da esmola ou outro expediente qualquer.
Jesus oferece para o homem outra oportunidade. Jesus não é invasor. Ele propõe: Queres ficar curado?
Hoje não é diferente propomos ao homem um novo caminho. Propomos a Boa Nova do Evangelho. Apresentamos o Cristo que morreu e ressuscitou para que tivéssemos vida e vida em abundância. Apresentamos para as pessoas do mundo viver na perspectiva de um novo paradigma. O paradigma de Cristo! Há 38 anos aquele homem se conformava com a sua condição. Deus abomina aquilo que nos destrói. Há um caminho de volta. Não se satisfaça com a rotina maligna que se instalou na sua vida. Sai dessa prisão, dessas cadeias que tem te prendido e vem brilhar nos braços do Pai. Jesus oferece a Verdade que pode mudar a sua vida.
Essa passagem nos ensina que há 38 anos aquele homem vivia naquela situação degradante. O diabo não quer que você plante;
O diabo não quer que você regue;
O diabo não quer que você espere a providência de Deus;
O diabo não quer que você colha;
E por fim, o diabo não quer que você coma, experimente as bem-aventuranças de Deus para sua vida. Um abraço de sua amiga Célia Silva!!!



quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

SERMÃO - QUANDO A INSTITUIÇÃO NÃO EXERCE A VISÃO MISSIONÁRIA - Lucas 10. 25-37

INTRODUÇÃO: Antes de Jesus falar dessa parábola o contexto deste capítulo mostra Jesus enviando os 72 discípulos para anunciar o Reino de Deus e para curar os doentes. Os discípulos retornam passando o relatório positivo daquela viagem missionária. Jesus exultando no Espírito se alegra pelo fato de Deus ter ocultado estas coisas dos sábios e cultos e as revelado aos pequeninos. E isso foi do agrado do Pai. (lucas 10.22). Depois destas coisas, em certa ocasião Jesus é questionado pelo doutor da Lei sobre o que fazer para herdar a vida eterna. Jesus imediatamente começa a contar a Parábola do Bom Samaritano para responder ao Perito da Lei. Isso nos leva a entender que existe uma crença ritualística que é exercido por muitos que confessam servir a Deus.Conhecer a Lei ou toda a Palavra de Deus não faz de um Levita ou Sacerdote um legítimo Filho de Deus.Esse texto nos chama a atenção para o amor não apenas em espírito, mas em verdade.
1) SEMPRE HAVERÁ ALGUÉM NECESSITADO PELO CAMINHO
- Alguém que cai nas mãos de assaltantes
- Alguém que tem suas roupas tiradas
- Alguém que é espancado até a morte
2) SACERDOTES E LEVITAS REPRESENTAM A OMISSÃO DA INSTITUIÇÃO
- Sacerdote viu o homem e passou pelo outro lado
- Levita viu o homem e passou pelo outro lado
- Quando a instituição é apenas corporativista.
3) O SAMARITANO REALIZOU A OBRA MISSIONÁRIA
- Viu o homem
- Teve piedade
- Cuidou da cura completa.
APLICAÇÃO:

O samaritano é que realizou o serviço. Isso era duro para o doutor da Lei ouvir e admitir. De onde está saindo as ações nesse texto? A instituição está perdendo a visão missionária. Fazer missão é entender que o próximo precisa da minha vida. Se a instituição não sabe viabilizar atitudes de misericórdia, então, não existe razão de ser. Segundo Bosch (2002) a igreja é ek-klesia "chamada para fora". Missão é a igreja enviada ao mundo para amar, servir, pregar, ensinar, curar, libertar.
Um abraço de sua amiga Célia Silva.

SERMÃO: COMO É BOM QUANDO OS IRMÃOS VIVEM EM UNIÃO - SALMOS 133

INTRODUÇÃO: O desejo de Jesus é que o seus discípulos sejam um. Quando Jesus fez a sua oração sacerdotal (jo 17) foi exatamente isso que Jesus pediu a Deus: Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai Santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós. Jesus sabia e sabe que a melhor forma do seu povo estar fortalecido é através da comunhão.
1) A COMUNHÃO SURGE COM O NOVO NASCIMENTO:
-Se alguém está em Cristo é nova criatura. 2 coríntios 5.17
-Somos todos irmãos. Hebreus 2. 11-13
-Somos o corpo de Cristo. 1 coríntios 12.26-27.
2) A COMUNHÃO PODE SER INTERROMPIDA:
-Pelo pecado . 1 coríntios 1-7
-Por algum erro de conduta. 2 ts 3.6-10
-Por individualismo e egoísmo.
3) A NOSSA COMUNHÃO ENCONTRA MAIOR SATISFAÇÃO:
-No nosso relacionamento com Deus. 1 co 1.9/2 co 13.13
-Nos sofrimentos de Cristo. Fp 3.10
-Na Ceia do Senhor. 1 co 11. 17 em diante
APLICAÇÃO:

Aquilo que você tem de melhor e importante deve servir para produzir frutos na vida de outra pessoa. Quando Arão era ungido e o óleo derramado sobre a sua cabeça descia pela barba e alcançava a suas vestes isso tinha um significado. A partir daquele momento Arão estava totalmente consagrado para servir o Senhor. Isso quer dizer que a Igreja é santificada quando está em comunhão. Veja as características do Monte Hermom: O seu pico está quase sempre coberto de neve, enquanto as terras ao redor queimam pelo sol do verão. Há uma abundância de orvalho que funciona como um catalisador de correntes quentes e úmidas vindas do Mediterrâneo e desta forma realiza o fenômeno de precipitar as mesmas em forma de orvalho em áreas mais próximas e chuvas abundantes em regiões mais distantes. Esse fenômeno que há milhares de anos é realizado pelo Monte Hermom abençoa os montes de Sião. Os montes de Sião ficam férteis e produtivos. Esse fenômeno precisa acontecer na vida da Igreja. O fenômeno da vida que alcança os que estão perto e os que estão longe. A sua vida precisa produzir vida em abundância!!
Um abraço de sua amiga Célia Silva!!!